Orações de Taizé

No último Domingo de cada mês,
na Paróquia de N.ª Sr.ª do Cabo em Linda-a-Velha, às 21h30
animamos uma Oração de Taizé.


Venham rezar connosco!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Cottolengo do Padre Alegre


Vinde e Vede. Depois de visitar o Cottolengo do Padre Alegre, é impossível não acreditar em Deus. É impossível não acreditar que Deus é Pai e que realmente toma conta de todos os seus filhos, amando cada um de forma infinita, especial e única.
Os Permanecer, Grupo de Jovens Cristãos da Paróquia de Linda-a-Velha, visitaram já por 3 vezes a casa das Irmãs do Cottolengo do Padre Alegre. E é sempre com este espanto no coração pelas maravilhas que o Senhor faz, que regressamos a casa.

Ali no Cottolengo percebemos como a lógica do mundo sem Deus é tão imperfeita. Numa sociedade em que se tenta esconder o que é imperfeito aos 5 sentidos, aquelas que são muitas vezes consideradas pelos “perfeitos” as pessoas mais infelizes do mundo, vivem numa Alegria inefável, na Alegria de quem conhece o rosto de Deus e se sabe abraçada por Ele em cada instante da sua vida.

Nas últimas vezes que visitámos o Cottolengo no Domingo à tarde, depois das alegres cantorias e brincadeiras na sala de convívio, os Permanecer juntaram-se à família para rezar o terço. Ali na lindíssima capela, o silêncio impera e cria-se muito facilmente todo um ambiente exterior e interior de oração, no qual nos sentimos verdadeiramente nas mãos de Deus. E assim que a irmã começa a recitação do terço, todas respondem, todas rezam, todas cantam.
A seguir é servido o jantar e nós tivemos a alegria de ajudar aquelas meninas que mais precisam. Antes e depois da refeição agradece-se à Divina Providência pelos Dons recebidos, sempre a cantar.

Ao visitarmos esta família pudemos ver que Jesus continua a fazer milagres ainda hoje. Vimos as necessidades muito especiais que cada uma daquelas meninas precisa e vimos também, que contra qualquer lógica humana, aquela família não recebe nenhuma renda fixa nem pede esmola: tudo lhes vem do Céu! Arrisco-me a dizer que no Cottolengo caminha-se pela mão de Deus, no Paraíso, pela brisa da tarde.

A simplicidade e a alegria serena das irmãs impressionam e deixam-nos perceber que o serviço desinteressado a Cristo nos mais pobres fá-las saborear o Céu e levar o Céu a todos quantos cruzam os seus caminhos. A Paz no rosto delas mostra-nos que vale a pena perguntar a Jesus: “O que queres de mim?” e responder-lhe “Sim” o resto da vida e com a vida toda.