Apesar da hora, apetece-me mesmo partilhar algo que li e reflecti ao preparar a próxima lição de catequese. Esta é a terceira lição de um conjunto de cinco que falam sobre o Reino de Deus, Reino este que já está entre nós mesmo sem muitas vezes darmos por isso...
"Jesus anuncia e fala de Deus, do Pai e do Seu Reino através dos sinais, imagens e situações simples e concretas da vida do povo.
Se as parábolas por um lado se tornam simples, por outro não deixam de ser difíceis e nem sempre nos parecem claras. Tal como acontecia com os milagres e a pregação de Jesus, havia os que entendiam as parábolas e também os que, tendo ouvido como toda a gente, não entendiam nada do que Jesus queria dizer, talvez por não quererem entender.
A razão desta dificuldade em entender as parábolas está na dureza do coração, no não querer ver e ouvir de coração aberto e disponível para se deixar interpelar pela mensagem: «É por isso que lhes falo em parábolas: pois vêem sem ver e ouvem sem ouvir nem compreender. Cumpre-se neles a profecia de Isaías que diz: ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis; e vendo vereis mas não percebereis. Porque o coração deste povo tornou-se duro e duros também os seus ouvidos; fecharam os olhos, não fossem ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, compreender com o coração e converter-se para Eu os curar» (Mt 13, 14-15; cf. Is 6, 9ss).
De facto, Jesus não deixou tudo claro e evidente para todos. O Seu anúncio é sempre uma proposta, um desafio, uma interpelação. Exige sempre uma resposta, uma adesão de coração, uma proclamação de Fé! Sem a Fé em Jesus falta-nos sempre a chave que nos permitirá compreender a Sua Mensagem. (...) sem a docilidade interior, sem a Fé, sem o coração como o de uma criança, não é possível entender nada do Reino, (...) não é possível entrar no mistério do Reino de Deus."
Ainda hoje Jesus anuncia o Seu Reino (que é como um tesouro, grande e magnífico, que por ele se dá tudo em troca pois, em face dele, tudo o mais deixa de ter interesse) através de milagres e parábolas. Nem sempre é fácil percebê-las mas se a chave do enigma é a Fé, então é na Fé que quero investir. E o mais engraçado é que quanto mais Fé tenho, mais quero conhecer o Reino e quanto mais conheço o Reino mais Fé tenho.
O Reino de Deus veio à Terra no próprio Jesus! Por isso, se já está entre nós, abramos os olhos, os ouvidos e o coração e deixemos que o próprio Deus cure as nossas feridas!
2 comentários:
Que nôtre cœur se peut ouvrir pour le Reine de Dieu!
O Reino de Deus :)
Fascinante =)
Enviar um comentário